Canção
celebra seus 20 anos com campanha global da ONU
E parece que foi ontem, as Spice Girls ditavam o ‘girl power’ no mundo com uma das canções
mais empoderadas (antes mesmo desse palavra surgir com evidencia em todo
mundo). São duas décadas que marcam uma geração de novas mulheres que tiveram a
influência do grupo britânico no entendimento sobre a sua posição perante a
sociedade.
Numa quebra de hegemonia das ‘boys bands’, as britânicas imprimiram
seus estilos e conceitos em relação a amizade feminina.
Wannabe
tem como essência o dance-pop em sua composição, incorporando elementos do
hip-hop e do rap. Energizada, a música tem a assinatura do conjunto e, um metrônomo
de 110 batidas por minuto.
O símbolo icônico da faixa é a capacitação
feminina descrita em sua letra, tornando-se o sinônimo emblemático de toda a
filosofia pelo poder feminino pregada pelo grupo.
Todavia, a mensagem da música é o tom para
a campanha de conscientização social pela igualdade de gênero, encabeçada por The Global Goals, sendo assim, transformada
(finalmente) em hino feminista pela ONU.
Usando a hashtag #WhatIReallyReallyReally
(o que eu realmente quero), verso da antológica faixa, a campanha promovida
pela Organização das Nações Unidas,
tem o viés de toda a iniciativa reivindica os direitos das mulheres e meninas
do mundo inteiro.
Entretanto, lá pelos anos 90, as ‘Garotas Espaciais’ conquistavam o mundo
com a ideologia calcada pela expressão ‘o
poder das garotas’. Lema feminista para quebrar as barreiras da indústria pop
pela viralização de bandas masculinas pelo globo terrestre.
Num campo, sem aprofundar em questões mais
espinhosas, as Spices atingiram seu
objetivo na cultura pop: reduzir um conceito à mínima expressão. Além de
influenciarem uma geração de adolescentes com o espírito do feminismo, algo que
somente nos anos 60 tomou a todas as mulheres do mundo na busca de direitos
iguais.
Curiosidades
- Lançado em 08 de julho de 1996, o single
“Wannabe” foi a primeira música da
trabalhada do grupo, sendo fenômeno mundial e atingiu o #1 dos charts em 36
países;
- Vendeu mais de 7 milhões de cópias,
tornando-se o single mais vendido por um grupo feminino no mundo, estabelecendo
como o maior hit da Virgin;
- A faixa “Say You’ll Be There” chegou a ser cogitada para primeiro single do
grupo pelos executivos da Virgin, por considerem “mais legal”;
- O clipe, lançado surpresa antes mesmo do
single, causando grande alarde no canal “The
Box”, concorrente da MTV UK. A situação
chegou num ponto que o vídeo chegou a ser exibido 70 vezes por semana;
- Com “Wannabe”,
as The Spice Girls atingiram uma
nova marca: era a primeira vez que um grupo feminino chegava a posição #1,
desde “The Bagles”;
- É considerada a “música identidade” das Spice;
- Em 2014, a Universidade de Amesterdan
realizou um estudo sobre canções mais “orelhudas” da história recente musical. Dezoito
mil pessoas nomearam “Wannabe” como a
que mais contagiam e não saem da cabeça, arrebatando o primeiro lugar;
- O serviço de streaming Spotify divulgou que a música já foi
ouvida mais de 94 milhões de vezes em sua plataforma.
Clipe
Ambientado em uma festa luxuosa em St. Pancras Renaissance Hotel, Londres. O vídeo contou com a direção
de Jhoan Camitz, tinha o conceito artístico
de ser filmado em um exótico edifício localizado na cidade espanhola Barcelona. Porém, a gravação rolou em
única tomada na cosmopolita London. O grupo aparece entoando os versos,
dançando e fazendo suas travessuras (quase) infantil. Vencedor do prêmio “Best Chroreography”, no MTV Video Music Awards, é o carro-chefe
de diversas aparições do grupo durante o processo de divulgação por programas
televisivos e premiações, sendo apresentado na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2012. Também serviu
de inspirações para apresentações em séries, como Glee.
-Glee: E as meninas Unique, Kitty, Tina, Marley e Brittany,
integrantes do New Directions,
cantaram “Wannabe” no episódio “Guilty Pleasures”, no qual a trama
explora o assunto de coisas que todos amam, mas têm vergonha de admitir. Desde gosto
musical até segredos mais profundos.
-
Olimpíada 2012: Sem dúvida, a internêêê entrou em colapso
com a apresentação das The Spice Girls,
na festa de encerramento dos Jogos, em Londres. As ‘Girl Power’ entoaram um medley das músicas “Wannabe” e “Spice Up
Your Life”, levando o Twitter à polvorosa de 116 mil tuítes por minuto, sendo o
momento mais comentado do evento esportivo na rede social de 140 caracteres.
- #WhatIReallyReallyWant:
Nesse remake foram recriados os bairros pobres e escolas da Índia, universo
africano e mundo árabe, mas fecha no icônico hotel britânico. “Fim da violência contra as garotas”,
“Educação de qualidade para todas as meninas”, “Fim do casamento infantil” e
“Mesmo salário pelo mesmo trabalho” são lemas que aparecem no novo vídeo.
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