sábado, 9 de julho de 2016

Wannabe: um hino feminino

Canção celebra seus 20 anos com campanha global da ONU

E parece que foi ontem, as Spice Girls ditavam o ‘girl power’ no mundo com uma das canções mais empoderadas (antes mesmo desse palavra surgir com evidencia em todo mundo). São duas décadas que marcam uma geração de novas mulheres que tiveram a influência do grupo britânico no entendimento sobre a sua posição perante a sociedade.
Numa quebra de hegemonia das ‘boys bands’, as britânicas imprimiram seus estilos e conceitos em relação a amizade feminina.
Wannabe tem como essência o dance-pop em sua composição, incorporando elementos do hip-hop e do rap. Energizada, a música tem a assinatura do conjunto e, um metrônomo de 110 batidas por minuto.
O símbolo icônico da faixa é a capacitação feminina descrita em sua letra, tornando-se o sinônimo emblemático de toda a filosofia pelo poder feminino pregada pelo grupo.
Todavia, a mensagem da música é o tom para a campanha de conscientização social pela igualdade de gênero, encabeçada por The Global Goals, sendo assim, transformada (finalmente) em hino feminista pela ONU.
Usando a hashtag #WhatIReallyReallyReally (o que eu realmente quero), verso da antológica faixa, a campanha promovida pela Organização das Nações Unidas, tem o viés de toda a iniciativa reivindica os direitos das mulheres e meninas do mundo inteiro.
Entretanto, lá pelos anos 90, as ‘Garotas Espaciais’ conquistavam o mundo com a ideologia calcada pela expressão ‘o poder das garotas’. Lema feminista para quebrar as barreiras da indústria pop pela viralização de bandas masculinas pelo globo terrestre.
Num campo, sem aprofundar em questões mais espinhosas, as Spices atingiram seu objetivo na cultura pop: reduzir um conceito à mínima expressão. Além de influenciarem uma geração de adolescentes com o espírito do feminismo, algo que somente nos anos 60 tomou a todas as mulheres do mundo na busca de direitos iguais.

Curiosidades
- Lançado em 08 de julho de 1996, o single “Wannabe” foi a primeira música da trabalhada do grupo, sendo fenômeno mundial e atingiu o #1 dos charts em 36 países;
- Vendeu mais de 7 milhões de cópias, tornando-se o single mais vendido por um grupo feminino no mundo, estabelecendo como o maior hit da Virgin;
- A faixa “Say You’ll Be There” chegou a ser cogitada para primeiro single do grupo pelos executivos da Virgin, por considerem “mais legal”;
- O clipe, lançado surpresa antes mesmo do single, causando grande alarde no canal “The Box”, concorrente da MTV UK. A situação chegou num ponto que o vídeo chegou a ser exibido 70 vezes por semana;
- Com “Wannabe”, as The Spice Girls atingiram uma nova marca: era a primeira vez que um grupo feminino chegava a posição #1, desde “The Bagles”;
- É considerada a “música identidade” das Spice;
- Em 2014, a Universidade de Amesterdan realizou um estudo sobre canções mais “orelhudas” da história recente musical. Dezoito mil pessoas nomearam “Wannabe” como a que mais contagiam e não saem da cabeça, arrebatando o primeiro lugar;
- O serviço de streaming Spotify divulgou que a música já foi ouvida mais de 94 milhões de vezes em sua plataforma.


Clipe
Ambientado em uma festa luxuosa em St. Pancras Renaissance Hotel, Londres. O vídeo contou com a direção de Jhoan Camitz, tinha o conceito artístico de ser filmado em um exótico edifício localizado na cidade espanhola Barcelona. Porém, a gravação rolou em única tomada na cosmopolita London. O grupo aparece entoando os versos, dançando e fazendo suas travessuras (quase) infantil. Vencedor do prêmio “Best Chroreography”, no MTV Video Music Awards, é o carro-chefe de diversas aparições do grupo durante o processo de divulgação por programas televisivos e premiações, sendo apresentado na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2012. Também serviu de inspirações para apresentações em séries, como Glee.



-Glee: E as meninas Unique, Kitty, Tina, Marley e Brittany, integrantes do New Directions, cantaram “Wannabe” no episódio “Guilty Pleasures”, no qual a trama explora o assunto de coisas que todos amam, mas têm vergonha de admitir. Desde gosto musical até segredos mais profundos.



- Olimpíada 2012: Sem dúvida, a internêêê entrou em colapso com a apresentação das The Spice Girls, na festa de encerramento dos Jogos, em Londres. As ‘Girl Power’ entoaram um medley das músicas “Wannabe” e “Spice Up Your Life”, levando o Twitter à polvorosa de 116 mil tuítes por minuto, sendo o momento mais comentado do evento esportivo na rede social de 140 caracteres.



- #WhatIReallyReallyWant: Nesse remake foram recriados os bairros pobres e escolas da Índia, universo africano e mundo árabe, mas fecha no icônico hotel britânico. Fim da violência contra as garotas”, “Educação de qualidade para todas as meninas”, “Fim do casamento infantil” e “Mesmo salário pelo mesmo trabalho” são lemas que aparecem no novo vídeo.













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