domingo, 4 de junho de 2017

Sandy & Junior Internacional

Álbum celebra 15 anos de lançamento



Início dos anos 2000, e a dupla Sandy & Junior era sucesso retumbante na música pop tupiniquim, porém, a ‘dupla mais amada do Brasil deseja explorar campos fora da fronteira tropical
Com o sufixo “Internacional”, o décimo disco de estúdio tinha a responsabilidade de levar os irmãos para terrenos fora do solo brasileiro, apesar das aventuras em dosagens menores; de facto, o álbum marcou a transição de mercado e direcionamento pop music em nível global.
Sem fazer estágio pelo mercado latino com um disco em espanhol, fazendo um mix com os ‘yankees’(edição hispânica do álbum contém versões das canções em inglês), a Universal Music investiu para lança-los nas principais praças mundiais: EUA, França, UK, Espanha, Portugal, México, Alemanha, Argentina, Colômbia, Venezuela, Porto Rico e Chile.

Sonoridade
O disco é um registro ambicioso composto por hitmakers que detinham o controle do pop mundial, provando que a música pop-teen estava na fusão global daquele início de século XXI.
A receita é bem simples: tons certeiros de R&B, Pop e Pop Latino, com performances refinadas e sentimentais, além de agregar o mix pop-dançante, violões em primeiro plano e música eletrônica no lugar de instrumentos "reais"; deixando de lado o ‘regionalices’ brasileiro ou mesmo a ‘latinidad’ clichê. Desse modo, a dupla estava pronta para encarar o universo fora das fronteiras.

Covers
Simon Franglen, produtor de grandes nomes da indústria, tais como: Celine Dion, Madonna, Michael Jackson, Toni Braxton, e tantos outros; introduziu cinco faixas gravadas por outros artistas anteriormente, sendo elas: “Love Never Fails” - veja a partir do 3:35' (carro-chefe do disco e entoado antes por Kathie Lee Gifford), “Words Are Not Enough” (Steps), “Don’t Say You Love Me” (The Corrs – talvez numa alusão aos irmãos), “We've Only Just Begun” (numa clara referência a irmandade de The Carpenters) e “Whenever You Close Your Eyes” (Tommy Page).

Estratégia

Para apresenta-los com êxito no mercado internacional, a gravadora Universal Music montou tracklist das versões espanhola, americana, latina e europeia, de maneira que a recepção da dupla fosse homogenia, lançando canções no idioma local, além do tour em programas direcionados ao publico teen e regravou, em inglês, grandes sucessos no Brasil, como: “The Moon and The Deep Sea” (A Lenda) e “I Will Lift You Up” (As Quatro Estações). E, mesmo não lançando um álbum totalmente em espanhol, tiveram o cuidado de criarem a versão para “A Lenda” (LaLeyenda).
.
Contudo, o primeiro single “Love Never Fais” teve grande aceitação, tornando-se o #1 na MTV Italiana, figurando no Top10 em diversas parada pela Europa.
O sucesso foi inevitável, países como: Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, França, UK e América Latina (México e Chile), renderam-se aos irmãos.
Sandy, em participação no Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, recebeu os prêmios de “Rainha do Festival” (votação popular/internet) e “Miss Simpatia do Festival” (votação oficial).

Crítica
A revista Billboard US, por Leila Cobo, avaliou o disco como favorável, ressaltando que o uso de instrumentos acústicos deu ao álbum um som mais intimista, ainda acrescentando: "Tudo é prazeroso, belamente feito e totalmente mainstream".


Singles
Foram três canções:

- "Love Never Fails": cover a faixa figurou no Hot100 Brasil em primeiro lugar por cinco semanas, além de ganhar três versões (francês, espanhol e português), sendo de autoria da própria Sandy em parceria com Dudu Falcão em português, e recebeu o nome "O Amor Nos Guiará".

- "Words Are Not Enough”: é o segundo single de trabalho e rendeu mais duas versões (francês e espanhol).


- "When You Need Somebody": terceiro single, não teve clipe oficial, apenas o registro da apresentação “Ao Vivo No Maracanã”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário