Álbum
tinha como missão ampliar o mercado latino
Sete meses do lançamento original do disco
“B’Day”, a gravadora Columbia Records lançou a versão
turbinada, “B’Day Deluxe Edition”,
em 03 de abril de 2007, porém, reconfigurado e as faixas reordenadas, além de
novas canções e versões em espanhol. Para compor esse relançamento, na mesma data,
em parceria com a rede Wal-Mart, o “B'Day Anthology Video Album”, no qual
reunia treze clipes conceituas para as faixas originais do disco (seria um
preview dos seus álbuns visuais?!).
Para ter a atenção da comunidade latina, Shakira reforçou o coro no duo de “Beautiful Liar”, faixa que entrou para
história da Billboard ao saltar da
94ª posição para a terceira em uma semana.
Mais tarde, um EP especial foi lançado de maneira independente com as músicas em
espanhol, intitulado “Irreemplazable”.
Singles
Nesse relançamento temos mais quatro
faixas como singles, são elas:
-
"Beautiful Liar": sem dúvida, o single destruidor de
lares desse relançamento. A parceria certeira com a colombiana Shakira deu todo o tom sensual que a
música almeja. Nessa faixa #QueenB abraça o desejo de invadir o mercado latino,
(ab)usando das citações dos ritmos latinos e árabe (ascendência de Shakira), transformando-se na música pop
chiclete no pré-verão americano num claro interesse de arrematar mais fans (ora
da Bey gostar da Shakira e vice-versa). A letra conta a história de duas mulheres que
estão interessadas no mesmo homem, numa disputa sem brigas, apenas bundas ‘rebolativas’
no clipe. Pois, elas não precisam perder tempo com isso, apenas dançar
loucamente no vídeo.
-
"Amor Gitano": a canção é originalmente do cantor
mexicano Alejandro Fernandez com o featuring
com a diva americana. O dueto faz parte da trilha sonora da novela “Zorro: La Espada y la Rosa”, no qual
identificamos a versatilidade de Bey
em seguir caminhos tão distintos de gêneros com uma facilidade surpreendente. Uma
boa faixa que foge um pouco da proposta de “B’Day”.
Pode soar um tanto brega pelo seu excesso de flamenco e letra (meio) piegas,
porém, possui um arranjo bem feito. O encontro das vozes de #QueenB e Alejandro atingem a perfeição.
-
"Get Me Bodied": cata a estilizada #QueenB nessa faixa... A música apresenta
uma batida cadenciada que relembra a ‘black music’ dos anos 80 entrando com harmonização
com anos 90. Os arranjos estão num nível acima dos produtores (bem felizes com
o resultado final). Ah, os vocais são o ponto chave, dessa canção que o público
não comprou como single, que dão a sensação que Tina Turner está guiando Bey.
E mesmo com a letra repetitiva, ela consegue ser uma boa canção.
-
"Green Light": não poderia ser da melhor maneira
para fechar o ciclo de “B’Day” com
essa faixa. Por sinal, outro momento delicioso para ouvir e ver da #QueenB. A faixa possui o jeito e cara
dos seus produtores The Neptunes e
apresenta uma diversidade instrumental incrível. Com muito funk ritmizado com o
pop, a letra bem escrita e o frenético refrão são ingredientes viciantes para Bey demonstrar o poder vocal que tem. E o
solo de sax faz da faixa um momento antológico.
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