Uma multimídia
teatral espetacular
Três décadas para os
conceitos da “nova Madonna” ser
relembrados com nostalgias e pitada de polêmica (algo tão natural na biografia
da #RainhaDoPop).
No dia 14 de junho de
1987, a artista americana iniciava a sua segunda turnê (a primeira de grande
porte), estreando na cidade de Osaka no Japão, percorrendo EUA, Canadá, Ásia e
Europa.
Base Musical
O espetáculo tem como
base dois álbuns da artista: o bem recebido #TrueBlue e a soundtrack #Who’sThatGirl.
Orientada pelo diretor musical, Patrick
Leonard, reorganizou a paleta musical das canções de seus dois primeiros
álbuns para apresenta-las em um novo formato, priorizando a base musical dos
dois discos citados.
Conceito-Inspirações

Cartada de Mestre
Apesar de amar cinema,
a exceção de #Evita, nossa #Rainha não tem muito que celebrar. Tanto
que, o filme “Who's That Girl”, protagonizado
por ela entra na lista dos fracassos nas telonas. Entretanto, a trilha sonora
vendia como água no #Saara. A Warner Bros. Records, de olho nesse
potencial, sugeriu uma turnê para promover a trilha sonora e minimizar as
perdas com o filme, levando junto o bem-sucedido terceiro álbum de estúdio de Madonna, True Blue, lançado no ano anterior.
Preparação

Curiosidades
- Madonna faturou US$
500 mil por apresentação, algo exorbitante para época;
- Apresentação no Madison Square Garden teve todo o
faturamento revertido para #amfAR
(ONG que financia estudo sobre a Aids – a cantora foi uma das primeiras
artistas a posicionar-se ao assunto e apoiar a causa);
- Os shows é todo ao
vivo, sem música base pré-gravada. Chama a atenção pela preparação de Madge e a maneira que segue, quase
ininterruptamente, as apresentações;
- No dia 22 de junho de
1987, apenas no Japão, o concerto no Korakuen Stadium, em Tóquio, foi
transmitido. Porém, um mix das apresentações: Tóquio, em 22 de junho de 1987,
Turim, em 4 de setembro de 1987, e Florença, em 6 de setembro de 1987; resultou
no DVD “Ciao, Italia! - Live from Italy”;

- Madonna levou cerca
de 1,5 milhões de espectadores para os estádios;
- Sua passagem pela
Itália, o então pontífice João Paulo II,
pediu aos italianos que boicotassem os shows;
- O título da turnê, “Who's That Girl”, surgiu após Madonna
olhar para uma imagem gigantesca de si mesma, projetada em uma tela no palco
durante um dos ensaios.
Crítica
Ainda “mais confiante com sua presença de palco,
sua música estava mais madura, sua voz bem mais limpa e o show ainda contava
com coreografias complexas” - J. Randy Taraborrelli comentou. Enquanto J.D.
Considine, do The Baltimore Sun, sintetizou: "Eu já vi a turnê de estádios de [Bruce] Springsteen, eu vi [Bob] Dylan
e o [Grateful] Dead, e eu estava no Live Aid. Exceto esses shows, Madonna é a
única que eu quero ver novamente. Você precisa de um show maior-que-a-vida, se
você quer sair em um estádio, e Madonna faz isso. Ela não é tão grande
fisicamente, mas ela mantém sua atenção".
#Setlist
"Open Your
Heart"
"Lucky Star"
"True Blue"
"Papa Don't
Preach"
"White Heat"
"Causing a
Commotion"
"The Look of
Love"
Pout-Pourri:
"Dress You Up"
"Material Girl"
"Like A Virgin" (contém
excertos de "I Can't Help Myself (Sugar Pie Honey Bunch)")
"Where's the
Party"
"Live To
Tell"
"Into the
Groove"
"La Isla
Bonita"
"Who's That
Girl"
"Holiday"
"Holiday"
Nenhum comentário:
Postar um comentário