Single vendeu imagem negra da Rainha do Pop
Ícone da música
feminina contemporânea, celebra neste dia 06 de outubro de 2017, trinta e cinco
anos de carreira e soberana plena da indústria pop.
Com esta data, Madonna deu pontapé inicial a sua
carreira, lançando através do selo Sire
Records, o primeiro single: “Everybody”.
Presente no disco
(conhecido como #TheFirstAlbum) “Madonna”, apenas lançado no ano
seguinte, o single sinalizava a forte carga de elementos sintetizadores e
pegada hip-hop e R&B, além de suingue afro-americano.
A faixa, estava na
demo de 1981 com as demais "Ain't No
Big Deal", "Don't You Know"
e "Stay", que Madge carregava abaixo do braço e
andava pelos clubes nova-iorquinos, oferecendo aos Djs para tocarem.
Inicialmente recusada
pela Island Records, a jovem
dançarina chamou a atenção da Sire
por chegar num momento bem propício, pois vivamos no início dos 80 a dissolução
da banda sueca ABBA, um dos maiores
fenômenos eurodancepop, e a
consolidação de Michael Jackson,
apenas ocorreria um ano mais tarde, após o meteórico #Thriller, catapultou como #ReiDoPop.
Marketing
O departamento de
marketing da Sire, preferiu esconder
o rosto da sua nova estrela, vendendo na capa do single imagens de ruas do
centro e subúrbio de Nova York com
crianças negras brincando, fazendo referências claras aos sons bases da faixa.
Apenas com o lançamento do seu primeiro álbum, o público tomou conhecimento da
etnia dos vocais.
Versão Original
A demo original
constava com vocais mais robustos, pesado e sujo, além de ter como backing
vocal uma voz masculina. Com o lançamento do disco remix “You Can Dance”, Madonna
buscou as referências da demo para ficar o mais próximo do original que a levou
ao estrelato.
Vídeo
Numa era que o
vídeo-clipe caminhava, a proposta serviu para mostrar a cara da jovem Madonna para o público e todo visual
carregado do começo de carreira, cabelão armado, maquiagem pesada e roupas
extravagante. Com um custo de US$ 1.500 e filmado no clube Danceteria, nunca surgiu em alguma das coletâneas de vídeo da
cantora.
Lenda do Hospital
Segundo a biografia “Madonna”, de Daryl Easlea e Eddi Fiegel,
o executivo da Sire Records, Seymond Stein, estava internado quando
recebeu em mãos a faixa, querendo fechar o contrato com Madge o mais rápido possível. Contudo, a assinatura ocorreu no
próprio hospital. Madonna recebeu
US$ 5 mil de adiantamento por esta música e mais uma, a “Burning Up”. Quando finalizou a gravação do primeiro disco, recebeu
mais US$ 10 mil em royaties por cada faixa composta.
Apresentações em Shows
- Blond Ambition World Tour (introdução)
- Sticky & Sweet Tour (alguns shows)
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