O BAFTA sempre foi visto como um prêmio de prestígio, mas com forte viés eurocêntrico. Historicamente, sua premiação prioriza produções britânicas e europeias, consolidando a indústria local e reforçando um circuito fechado de reconhecimento. No entanto, diante de um mundo onde ideias conservadoras ganham espaço e a diversidade cultural enfrenta resistência, premiar Ainda Estou Aqui ao invés de uma produção europeia não seria apenas um gesto simbólico, mas uma afirmação de relevância do BAFTA no cenário global.
Diferente do Oscar, que nos últimos anos tem buscado ampliar sua representatividade e reconhecer cinematografias diversas, o BAFTA ainda avança de forma mais cautelosa nessa direção. Há um discurso de inclusão, mas a prática muitas vezes se limita a reconhecer filmes europeus que reproduzem um olhar já estabelecido sobre o que é “arte cinematográfica”. Ainda Estou Aqui, ao contrário, representa um cinema que rompe com essa bolha: é um filme profundamente humano, com uma abordagem universal sobre memória, perda e identidade, mas que carrega a força de uma produção brasileira, rica em sua perspectiva e autenticidade narrativa.
O BAFTA tem a chance de provar que sua visão de mundo não se limita às fronteiras da Europa. Em um momento em que o conservadorismo tenta ditar as regras do que é aceitável na cultura, reconhecer Ainda Estou Aqui seria um posicionamento claro de que o cinema não pode ser reduzido a uma estética única ou a uma geopolítica da premiação. Seria um passo para que o BAFTA deixasse de ser apenas um reflexo da indústria europeia e se consolidasse como um prêmio verdadeiramente global.
BAFTA, Ainda Estou Aqui, and the Opportunity for a Truly Global Award
The BAFTA has always been regarded as a prestigious award, but one with a strong Eurocentric bias. Historically, its recognition has prioritized British and European productions, reinforcing a closed circuit of acknowledgment within the local industry. However, in a world where conservative ideas are gaining ground and cultural diversity faces resistance, awarding Ainda Estou Aqui instead of a European production would not just be a symbolic gesture but a statement of BAFTA’s relevance on the global stage.
Unlike the Oscars, which in recent years have sought to expand their representation and recognize diverse cinematographies, BAFTA has been moving in this direction more cautiously. There is a discourse of inclusion, but in practice, it often remains limited to European films that conform to a pre-established artistic vision. Ainda Estou Aqui, on the other hand, represents a cinema that breaks through this bubble: it is a deeply human film with a universal approach to memory, loss, and identity, yet it carries the strength of a Brazilian production, rich in perspective and narrative authenticity.
BAFTA now has the opportunity to prove that its vision of cinema is not confined to Europe’s borders. At a time when conservatism attempts to dictate cultural norms, recognizing Ainda Estou Aqui would be a clear statement that cinema cannot be reduced to a single aesthetic or the geopolitics of awards. It would be a step toward BAFTA becoming not just a reflection of the European industry but a truly global honor.
El BAFTA siempre ha sido considerado un premio de prestigio, pero con un fuerte sesgo eurocéntrico. Históricamente, su reconocimiento ha priorizado producciones británicas y europeas, reforzando un circuito cerrado dentro de la industria local. Sin embargo, en un mundo donde las ideas conservadoras ganan espacio y la diversidad cultural enfrenta resistencia, premiar Ainda Estou Aqui en lugar de una producción europea no sería solo un gesto simbólico, sino una afirmación de la relevancia del BAFTA en el escenario global.
A diferencia del Oscar, que en los últimos años ha buscado ampliar su representatividad y reconocer cinematografías diversas, el BAFTA avanza en esta dirección de manera más cautelosa. Existe un discurso de inclusión, pero en la práctica a menudo se limita a películas europeas que siguen una visión artística ya establecida. Ainda Estou Aqui, en cambio, representa un cine que rompe con esta burbuja: es una película profundamente humana, con un enfoque universal sobre la memoria, la pérdida y la identidad, pero que mantiene la fuerza de una producción brasileña, rica en perspectiva y autenticidad narrativa.
El BAFTA tiene ahora la oportunidad de demostrar que su visión del cine no está limitada a las fronteras de Europa. En un momento en que el conservadurismo intenta dictar las normas culturales, reconocer Ainda Estou Aqui sería una declaración clara de que el cine no puede reducirse a una única estética o a la geopolítica de los premios. Sería un paso para que el BAFTA deje de ser solo un reflejo de la industria europea y se consolide como un premio verdaderamente global.
Le BAFTA a toujours été considéré comme un prix prestigieux, mais avec un fort biais eurocentrique. Historiquement, il a privilégié les productions britanniques et européennes, renforçant ainsi un circuit fermé de reconnaissance au sein de l’industrie locale. Cependant, dans un monde où les idées conservatrices gagnent du terrain et où la diversité culturelle rencontre des résistances, récompenser Ainda Estou Aqui plutôt qu’une production européenne ne serait pas seulement un geste symbolique, mais une affirmation de la pertinence du BAFTA sur la scène mondiale.
Contrairement aux Oscars, qui ces dernières années ont cherché à élargir leur représentativité et à reconnaître des cinématographies diverses, le BAFTA avance plus prudemment dans cette direction. Il y a un discours d’inclusion, mais dans les faits, il reste souvent limité à des films européens correspondant à une vision artistique préétablie. Ainda Estou Aqui, en revanche, représente un cinéma qui brise cette bulle : un film profondément humain, avec une approche universelle de la mémoire, de la perte et de l’identité, mais qui conserve la force d’une production brésilienne, riche en perspective et en authenticité narrative.
Le BAFTA a aujourd’hui l’opportunité de prouver que sa vision du cinéma ne se limite pas aux frontières de l’Europe. À une époque où le conservatisme tente d’imposer ses normes culturelles, reconnaître Ainda Estou Aqui serait une déclaration forte affirmant que le cinéma ne peut être réduit à une seule esthétique ou à la géopolitique des prix. Ce serait un pas vers un BAFTA qui ne serait plus seulement un reflet de l’industrie européenne, mais un prix véritablement mondial.
Il BAFTA è sempre stato considerato un premio prestigioso, ma con un forte orientamento eurocentrico. Storicamente, ha privilegiato le produzioni britanniche ed europee, rafforzando così un circuito chiuso di riconoscimento all’interno dell’industria locale. Tuttavia, in un mondo in cui le idee conservatrici stanno guadagnando terreno e la diversità culturale incontra resistenza, premiare Ainda Estou Aqui invece di una produzione europea non sarebbe solo un gesto simbolico, ma un’affermazione della rilevanza del BAFTA sulla scena globale.
A differenza degli Oscar, che negli ultimi anni hanno cercato di ampliare la loro rappresentatività e di riconoscere cinematografie diverse, il BAFTA sta avanzando in questa direzione in modo più cauto. Esiste un discorso sull’inclusione, ma nella pratica il riconoscimento spesso si limita a film europei che rientrano in una visione artistica già consolidata. Ainda Estou Aqui, invece, rappresenta un cinema che rompe questa bolla: è un film profondamente umano, con un approccio universale alla memoria, alla perdita e all’identità, ma che porta con sé la forza di una produzione brasiliana, ricca di prospettiva e autenticità narrativa.
Il BAFTA ha ora l’opportunità di dimostrare che la sua visione del cinema non è confinata ai confini dell’Europa. In un momento in cui il conservatorismo cerca di dettare le regole di ciò che è accettabile nella cultura, riconoscere Ainda Estou Aqui sarebbe una dichiarazione chiara che il cinema non può essere ridotto a un’unica estetica o alla geopolitica dei premi. Sarebbe un passo affinché il BAFTA non sia più solo un riflesso dell’industria europea, ma un premio veramente globale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário