terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Ainda Estou Aqui

O Oscar, Fernanda Torres e a Busca por um Novo Significado


A nomeação de Ainda Estou Aqui nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, além da indicação de Fernanda Torres a Melhor Atriz, representa um dos momentos mais significativos para o cinema brasileiro na história do Oscar. Em um cenário em que a Academia busca renovar sua imagem e expandir sua representatividade sem cair em gestos simbólicos vazios, premiar Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui seria uma escolha que une mérito artístico e impacto cultural legítimo.

Nos últimos anos, a premiação tem sido pressionada a se reinventar, seja para corrigir décadas de exclusão de vozes não-hegemônicas, seja para responder a um público global cada vez mais atento à diversidade das narrativas cinematográficas. No entanto, essa reinvenção frequentemente esbarra em estratégias de marketing e em um jogo de narrativa que transforma a representatividade em um artifício de roteiro. A força de Ainda Estou Aqui e da performance de Fernanda Torres está justamente em sua capacidade de transcender esse jogo: não se trata de um filme que entra na disputa apenas pela simbologia de sua origem, mas porque apresenta um cinema de altíssimo nível, emocionalmente poderoso e narrativamente sofisticado.

Diferente de casos recentes em que a Academia tentou abraçar o “novo” sem uma base artística sólida, Ainda Estou Aqui se impõe pelo que é. A atuação de Fernanda Torres, visceral e complexa, dialoga com um padrão de excelência historicamente reconhecido pela premiação, ao mesmo tempo em que amplia o escopo do que significa ser uma “melhor atriz” em um Oscar que ainda luta contra padrões preestabelecidos. Premiar Fernanda não seria um gesto condescendente ou um aceno superficial à internacionalização do prêmio, mas sim um reconhecimento real de uma das performances mais impactantes do ano.

Além disso, a presença do Brasil na categoria de Melhor Filme reforça a necessidade da Academia de se conectar com uma nova cinematografia global que não dependa exclusivamente de Hollywood ou do eixo tradicional europeu. O Brasil, que historicamente teve uma presença oscilante no Oscar, agora chega com um filme que desafia rótulos e se impõe pelo seu valor artístico, não por estratégias externas.

Se a Academia realmente deseja redefinir seu significado para o cinema mundial, premiar Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres seria um passo autêntico nessa direção. Não como um artifício narrativo para sua própria história, mas como um reconhecimento do que o cinema, em sua essência mais pura, pode alcançar.





The Oscars, Fernanda Torres, and the Search 
for a New Meaning

The nomination of Ainda Estou Aqui in the categories of Best International Feature Film and Best Picture, along with Fernanda Torres’ nomination for Best Actress, represents one of the most significant moments for Brazilian cinema in Oscar history. At a time when the Academy is seeking to renew its image and expand its representation without falling into empty symbolic gestures, awarding Fernanda Torres and Ainda Estou Aqui would be a choice that unites artistic merit with genuine cultural impact.

In recent years, the Oscars have been under pressure to reinvent themselves—whether to correct decades of exclusion of non-hegemonic voices or to respond to a global audience increasingly attentive to diverse cinematic narratives. However, this reinvention often stumbles into marketing strategies and a game of narrative that turns representation into a mere plot device. The power of Ainda Estou Aqui and Fernanda Torres’ performance lies precisely in their ability to transcend this game: this is not a film in the race solely because of its symbolic significance, but because it presents top-tier cinema—emotionally powerful and narratively sophisticated.

Unlike recent cases where the Academy has tried to embrace the “new” without a solid artistic foundation, Ainda Estou Aqui asserts itself for what it is. Fernanda Torres’ visceral and complex performance aligns with a standard of excellence historically recognized by the Academy while broadening the scope of what it means to be a “Best Actress” in an Oscar race that still struggles against pre-established norms. Honoring Fernanda would not be an act of condescension or a superficial nod to the internationalization of the award but a genuine recognition of one of the most impactful performances of the year.


Moreover, Brazil’s presence in the Best Picture category reinforces the Academy’s need to connect with a new global cinema that does not rely exclusively on Hollywood or the traditional European circuit. Brazil, which has historically had an inconsistent presence at the Oscars, now arrives with a film that challenges labels and asserts itself based on its artistic value rather than external strategies.

If the Academy truly wishes to redefine its significance in world cinema, awarding Ainda Estou Aqui and Fernanda Torres would be an authentic step in that direction—not as a narrative device for its own history but as a recognition of what cinema, in its purest essence, can achieve.




Los Oscar, Fernanda Torres y la Búsqueda 
de un Nuevo Significado

La nominación de Ainda Estou Aqui en las categorías de Mejor Película Internacional y Mejor Película, junto con la nominación de Fernanda Torres a Mejor Actriz, representa uno de los momentos más significativos para el cine brasileño en la historia de los Oscar. En un momento en que la Academia busca renovar su imagen y ampliar su representación sin caer en gestos simbólicos vacíos, premiar a Fernanda Torres y Ainda Estou Aqui sería una elección que une mérito artístico con un impacto cultural genuino.

En los últimos años, los Oscar han estado bajo presión para reinventarse, ya sea para corregir décadas de exclusión de voces no hegemónicas o para responder a un público global cada vez más atento a la diversidad de narrativas cinematográficas. Sin embargo, esta reinvención a menudo tropieza con estrategias de marketing y un juego de narrativas que convierte la representación en un mero recurso argumental. La fuerza de Ainda Estou Aqui y la actuación de Fernanda Torres reside precisamente en su capacidad para trascender este juego: no es una película en la carrera solo por su simbolismo, sino porque presenta un cine de primer nivel, emocionalmente poderoso y narrativamente sofisticado.

A diferencia de casos recientes en los que la Academia ha intentado abrazar lo “nuevo” sin una base artística sólida, Ainda Estou Aqui se impone por lo que es. La actuación visceral y compleja de Fernanda Torres se alinea con un estándar de excelencia históricamente reconocido por la Academia, al tiempo que amplía el significado de lo que implica ser “Mejor Actriz” en una carrera al Oscar que aún lucha contra normas preestablecidas. Premiar a Fernanda no sería un gesto condescendiente ni un guiño superficial a la internacionalización del premio, sino un reconocimiento genuino a una de las actuaciones más impactantes del año.


Además, la presencia de Brasil en la categoría de Mejor Película refuerza la necesidad de la Academia de conectarse con un nuevo cine global que no dependa exclusivamente de Hollywood o del circuito europeo tradicional. Brasil, que históricamente ha tenido una presencia irregular en los Oscar, ahora llega con una película que desafía etiquetas y se impone por su valor artístico, no por estrategias externas.

Si la Academia realmente desea redefinir su significado en el cine mundial, premiar Ainda Estou Aqui y a Fernanda Torres sería un paso auténtico en esa dirección, no como un recurso argumental para su propia historia, sino como un reconocimiento de lo que el cine, en su esencia más pura, puede lograr.




Les Oscars, Fernanda Torres et la Quête d’un Nouveau Sens

La nomination de Ainda Estou Aqui dans les catégories du Meilleur Film International et du Meilleur Film, ainsi que celle de Fernanda Torres pour le Meilleur Actrice, représente l’un des moments les plus significatifs de l’histoire du cinéma brésilien aux Oscars. À une époque où l’Académie cherche à renouveler son image et à élargir sa représentativité sans tomber dans des gestes symboliques vides, récompenser Fernanda Torres et Ainda Estou Aqui serait un choix qui allie mérite artistique et impact culturel authentique.

Ces dernières années, les Oscars ont été sous pression pour se réinventer, que ce soit pour corriger des décennies d’exclusion de voix non hégémoniques ou pour répondre à un public mondial de plus en plus attentif à la diversité des récits cinématographiques. Cependant, cette réinvention se heurte souvent à des stratégies marketing et à un jeu narratif qui réduit la représentation à un simple artifice scénaristique. La force de Ainda Estou Aqui et de la performance de Fernanda Torres réside précisément dans leur capacité à transcender ce jeu : ce n’est pas un film en compétition uniquement pour sa portée symbolique, mais parce qu’il représente un cinéma de haut niveau, émotionnellement puissant et narrativement sophistiqué.

Si l’Académie souhaite réellement redéfinir sa signification dans le cinéma mondial, récompenser Ainda Estou Aqui et Fernanda Torres serait une démarche authentique, non comme un artifice narratif pour sa propre histoire, mais comme une reconnaissance de ce que le cinéma, dans son essence la plus pure, peut accomplir.



Gli Oscar, Fernanda Torres e la Ricerca di un Nuovo Significato

La nomination di Ainda Estou Aqui nelle categorie di Miglior Film Internazionale e Miglior Film, insieme alla candidatura di Fernanda Torres come Miglior Attrice, rappresenta uno dei momenti più significativi nella storia del cinema brasiliano agli Oscar. In un momento in cui l’Academy cerca di rinnovare la propria immagine ed espandere la rappresentanza senza cadere in gesti simbolici vuoti, premiare Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui sarebbe una scelta che unisce merito artistico e impatto culturale autentico.

Se l’Academy desidera realmente ridefinire il suo significato nel cinema mondiale, premiare Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres sarebbe un passo autentico in questa direzione, non come un espediente narrativo per la propria storia, ma come il riconoscimento di ciò che il cinema, nella sua essenza più pura, può raggiungere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário