sábado, 16 de abril de 2016

Debut para A Girl Like Me

Álbum requenta a receita trivial do pop dos 2000


Sim, o disco é simpático e ensolarado como a capa denuncia de cara quando víamos nas prateleiras de álbuns internacionais das grandes lojas de redes em 2001. Porém, não soa musicalmente atraente, abusava dos tons enjoativos e sem grandes elementos atrativos da receita virginal do pop no início do milênio, popularizado por Baby Spice e uma multidão de moçoilas surgidas após.
Lançado em 16 de abril de 2001, mas a aventura de Emma Bunton na carreira solo, iniciou lá em 1999, o dueto com a dupla Tin Tin Out, originando o single “What I Am”. A boa receptividade do single, deu passa livre para a recepção do seu primeiro álbum solo. Tanto, que no Reino Unido, as vendagens atingiram as expectativas, apenas falhando o êxito ao redor do mundo.
Com uma pegada pop and country, a faixa “What Took You So Long?”, chamou a atenção de todos por conter, um recado para o seu parceiro (à época), sugerindo que ele deixe de ser tão devagar em suas atitudes, sendo assim, a canção mais cativante presente no tracklist do disco.

Curiosidades
- “What I Am” entrou direto em 2º lugar no racking britsh, ficando apenas atrás de Geri Halliwell, ex-companheira de grupo, que estava com o single “Lift Me Up” em alta. A diferença entre ambas, era apenas 330 cópias;
- “A Girl Like Me” vendeu ao todo 1 milhão de cópias no mundo, sendo que, em sua estreia, atingiu 23 mil no Reino Unido, o melhor resultado de uma ex-Spice Girls na primeira semana;
- “What Took You So Long?” é o maior sucesso da eternal Baby Spice, vendendo em torno de 251 mil cópias, abocanhando os #1’s do Reino Unido e Nova Zelândia. E o mais legal, o b-side (Hey You) Free Up Your Mind”, teve a ilustre participação da Sporty Spice Mel C nos backing-vocals. A faixa ficou tão conhecida no mundo a fora que se tornou tema do filme “Pokémon”.

Singles
- “What I Am”: é o pontapé inicial da carreira solo de Emma. Dueto certo, no momento certo com a banda Tin Tin Out. O clipe figurou por muito tempo no saudoso #DiskMTV;

- “What Took You So Long?”: solar como sua arte na capa e (ab)usado no clipe oficial das paisagens (quase) desérticas esperando seu boy, o single tocou muito nas rádios por aqui. #WTYSL é daquelas musiquinhas que ouvimos e esquecemos, depois de um tempo, retornamos a ouvir e prestamos mais atenção;

- “Take My Breath Away”: com melodia romântica e divertida, conserva no seu clipe esse universo de amor ensolarado;

- “We're Not Gonna Sleep Tonight”: apesar de não ter nenhuma certificação, vendeu ao todo 100.000 cópias. O clipe segue a ótica dos versos cantados pela ex-Baby Spice;
  
- “A Girl Like Me”: a canção seria o quinto single a ser lançado, mas o mal desempenho da faixa anterior, saiu como single promocional para rádios. A canção baseia-se no ponto de vista de uma garota que dá 'a volta por cima' após ser deixada pelo namorado.

Legado
Apesar da receptividade, Emma idealizava caminhar em novos caminhos depois do seu primeiro álbum solo. Disposta a radicalizar no estilo, viu-se brecada pela gravadora Virgin Records e a EMI, insistindo para manter os pés no universo pop-açúcar-em-pó.
Entretanto, ciente de calcar voos mais longínquo, Baby Spice acabou sendo dispensada do catálogo que pertencia (Virgin).
Apesar disso, vendo potencialidade em seu novo projeto (refinado e menos óbvio – misturando ‘bossa nova’, jazz, R&B e outros tons), a gigante Universal Music apostou suas fichas no talento de Bunton, lançando “Free Me”.


Todavia, isso é assunto para um próximo encontro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário