quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Acústico MTV: 10 anos sem Sandy & Jr

Versões desplugadas de sucessos da dupla,
certificou o fim da dupla pop mais amada do Brasil


Uma década passou deste lançamento que serviu para acalentar os fans. Contudo, podemos notar a tentativa da dupla – à época – o tão desejado amadurecimento profissional e o reconhecimento da mídia especializada. Todavia, vimos também, os primeiros sinais de declínio da #MTVBrasil, administrada pelo Grupo Abril, perdendo força no mercado musical tupiniquim.
Gravado na cidade de São Paulo no início de junho de 2007, lançado em 10 de agosto, o projeto consistia em reunir o melhor da música dos irmãos Sandy Leah e Junior Lima – acunha como artistas após a confirmação do fim da dupla. 

Mantiveram as clássicas versões do cancioneiro gringo, como: “No Fundo do Coração”, “Inesquecível” (confesso que sentir falta do duo com Laura Pausini) e “Com Você”. Além de elencar surpresas satisfatórias, como a fofa “Ilusão”, um retorno a fase pré-teen, e a sempre gostosa de ouvir “Quando Você Passa (Turu Turu)”. Posso dizer que faltou algumas que concentrava pontuações mais significativas, como o #MegaHitVerãoVamo Pulá!”.
No entanto, a dupla acertou em apresentar arranjos mais adultos para algumas músicas buscada no repertório que bebia da veia infantil, sendo mais completos musicalmente ao gerar as interligações com o coro. Sandy, mesmo com a sensação de ter parado no tempo com seu vocal, cresce em momento sublimes no decorrer do show. Junior, apesar de certas limitações, demonstra um crescente feliz como produtor musical. 
As inéditas “Segue Em Frente” (de Junior) e “Abri Os Olhos” (de Sandy), tentam indicam os novos caminhos mais adulto no campo da composição. Enquanto a música “Alguém Como Você”, do ex-Kid Abelha George Israel, comprova a qualidade de um bom repertório e de como a dupla poderia ter tido sobrevida deixando que outros músicos compusessem suas músicas. 
Como um projeto desse necessita de nomes grandiosos para momentos especiais, a dupla recorreu a amigos para preencher esta lacuna. Enquanto o músico Marcelo Camelo introduz estilo João Gilberto/Tom Jobim e classe bossa nova para a pueril “As Quatro Estações”, tinha tudo para ficar mais rica seguindo esse conceito, porém, os tons pop e vocais de Sandy, deixa o brilho cair como uma folha de outono no quintal. Com sua slide guitar sereia, Lulu Santos assume sua porção de músico para participar da faixa “Você pra Sempre (Inveja)”. Entretanto, o melhor momento do show, é quando a Ivete Sangalo divide com o Junior, num blues swingado com o solo piano a faixa “Erosca” para fazer do hit de Sérgio Sá na voz de Fábio Jr. em 1981, o mainstream do acústico. 

Curiosidades
- Sandy utilizou uma ‘colinha’ no piano para cantar “Abri Os Olhos” para auxiliará, já que, a faixa finalizou momentos antes da gravação; 
- Para atender pedidos dos fans, duas músicas surgiram de última hora: “Ilusão” e “Maria Chiquinha”, por decisão da dupla nos bastidores, surgindo na versão CD/DVD em faixa escondida; 
- Antes do seu lançamento, o áudio completo do álbum vazou; 

- Ivete Sangalo, convidada especial do projeto, também deu o ar da graça na última apresentação como dupla dos irmãos, no antigo Credicard Hall (hoje CitiBank Hall), no dia 18 de dezembro de 2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário