segunda-feira, 6 de junho de 2016

"Ain't No Other Man": 10 anos

Canção incorpora elementos musicais populares dos anos 30 e 40



Lançada no dia 06 de junho de 2006 como primeiro single do aclamado álbum “Back to Basics”, possui derivações dos sons funk, pop e dosagem de R&B, criando elo de influências com soul, blues e jazz, permitindo uma sonoridade composta através dos vocais, incluindo teclado, guitarra, bateria, percussão e trompete.
Christina inspirou nos eventos que ocorreram em sua vida para compor o lirismo da faixa, abordando temos como seu casamento com Jordan Bratman.
Um fato curioso na música é o uso de elementos da canção --- não autorizado --- “Hippy Skippy Moon Strut” (1968), de David Cortez & The Moon People. Desse modo, a companhia publicitária TufAmerica processou a gravadora Sony Entertainment e suas subsidiárias. Sendo assim, um acordo entre a Sony e as empresas Codigo Music e Ckyde Otis Music Group em quitar todos os direitos autorais da canção, cujo o valor nunca foi revelado.



Recepção
Bem recebido pela crítica, o single denunciava o melhor momento crossover da música pop/R&B desde “Crazy in Love”, de Beyoncé; transpondo a faixa como um zumbe para o passado em um ritmo furioso, conservando a mistura bem-sucedida dos dois períodos que abrange o disco, sendo uma obra rápida e divertida.  Chegou a ser avaliado como incrivelmente cativado por obter combinações de estilos antigos e contemporâneos, além de ser sensual, atrevida, maravilhosa escaldante, dançante de tirar o fôlego, sendo um dos melhores singles pop daquele ano (2006).

Vídeo Musical
De início o clipe seria trabalhado no conceito preto & branco, tendo o diretor Bryan Barber assumindo as rédeas, apostando na personalidade alternativa “Baby Jane”, um apelido dado à cantora pelo rapper NellyO vídeo faz uma viagem tempo até os anos 30 e 40, trazendo “Baby” cantando e dançando em uma boate com suas amigas. A produção também contém demonstrações de "I Got Trouble" — canção de “Back to Basics” — em seu início e fim. Seus figurinos apresentados no clipe (são sete) foi um personagem a parte ao que muitos elogiaram sendo sensuais em pouco menos de cinco minutos, cada um mais perfeito do que o outro (especialmente o vestido último prateado e toda a selvageria capilar).

Apresentações Ao Vivo
Aguilera entoou os versos de "Ain't No Other Man" em:
- No clube de jazz Koko, em Londres;
- No show do intervalo do NBA All-StarGame, em Las Vegas, Nevada; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário