quarta-feira, 8 de junho de 2016

Isabel, série espanhola que vale a pena assistir

Produção foge do eixo americano e conta a história de uma das monarquias mais importantes da Europa



Com o serviço de ‘on demand’ e streaming dominando nossas SmartTv's e Notebook´s, conseguimos acessar conteúdos que, possivelmente, não teríamos chance de conhecer.
Um bom exemplo desse processo globalizado de consumir mídia em nosso tempo, é o seriado espanhol “Isabel”. Produção que contou com três temporadas e total de trinta nove episódios para narrar a unificação dos reinos de Castilla e Aragón no século XV, usando todos os itens folhetinescos para compor um dos períodos mais fascinantes de nossa história mundial, nos levando ao ‘descobrimento’ do novo mundo.
Escrita por José Luis Martín, Juan Carlos Blázquez, Jordi Calafí, Maite Carranza, Javier Olivares, Gisela Pou, Clara Pérez Escrivá, Anïs Schaaff, Pau Sieiro e Isla de Babel, entre outros colaboradores, utiliza da personalidade relatada em livros de história de Isabel para construção dessa época.  A postura forte, determinada e destemida, demonstra a faceta dessa mulher que acompanhou o marido em diversas campanhas militares, das quais chegou a participar nos campos de feridos. Foi com o financiamento de Isabel que, as expedições de Cristóvão Colombo, ganhou forma e descredito de muitos políticos. Outro fato interesse é o início da Inquisição Espanhola em 1480 e o Decreto de Alhambra (onde judeus e muçulmanos foram obrigados a se converter ao catolicismo sob pena de expulsão), em 1492 e a conquista de Granada, todos eventos ocorridos durante seu reinado.

Temporadas
1º Temporada - Nesse primeiro ano a série relata a vida de Isabel entre os anos de 1461 à 1474, servindo como pano de fundo sua adolescência, passando pelo seu casamento com o Príncipe Fernando II de Aragón, finalizando com sua coroação como Rainha após a Guerra de Sucessão de Castilla.

2º Temporada - Nessa temporada temos os anos de 1474 à 1492 como fio condutor na narração de fatos como a conquista de Granada (até então muçulmana) e o início das viagens de Colombo.

3º Temporada - Aqui temos a temporada final com o período de 1496 à 1504, quando acompanhamos a morte da Rainha e os casamentos acordados entre os reinos amigos e seus filhos / herdeiros.

Os Reis Católicos, assim como ficou conhecidos Isabel e Fernando II, tiveram cinco filhos: Isabel de Aragón e Castilla e João, Príncipe das Astúrias, que faleceram antes da mãe; Joana de Castilla, conhecida como ‘a Louca’; Maria de Castilla e Aragón, esposa do Rei de Portugal, Manuel I; e Catarina de Aragón, casada primeiramente com Arthur, Príncipe de Gales. Com a morte deste, houve o enlace com Henrique VIII, da Inglaterra, conhecido como o responsável pelo desmembramento da Igreja Católica e Anglicana, além de solicitar a anulação do seu casamento para poder desposar Ana Boleña. História conhecida por nós com o seriado “The Tudor”.

O projeto conta com nomes importantes da Espanha como Michelle Jenner (Isabel), Rodolfo Sancho (Fernando II), Pablo Derqui (Henrique IV), Bárbara Lennie (Joana de Portugal), García Millán (Juan Pacheco), Pedro Casablanc (Alfonso Carrillo), Ramon Madula (Gonzalo Chacón), Pere Ponce (Gutierre de Cárdenas ), Clara Sanchís (Isabel de Portugal), Victor Elías (Alfonso, Príncipe de Astúrias); Sérgio Peris-Mencheta (Gonzalo Fernández de Córdoba), William Miller (Beltrán de la Cueva), Ainhoa Santamaria (Beatriz de Bobadilla y Ossorio); Jordi Díaz (Andrés Cabrera), Juan Meseguer (Diego Hurtado de Mendoza); Carmen Sánchez (Joana la Beltraneja); Jordi Banacolocha (João II de Aragão); Daniel Albadalejo (Afonso V de Portugal); César Vea (Pedro Girón); Mónica Vic (Clara Chacón); Estrella Zapatero (Maria Portocarrero); Mar del Hoyo (Mencia de Mendoza y Luna); Andrés Herrera (Pedro González de Mendonza); Nacho López (Alonso de Palencia); Arturo Querejeta (Alfonso de Fonseca); Ezpeleta Ernesto Arias (Pedro de Peralta); Fernando Sansegundo (Giacopo Antonio Venier); Javier Rey (Diego Pacheco); Julio Manrique (Cristóvão Colombo); Lydia Miranda (Beatriz Galindo); Álex Martínez (Boabdil); Fernando Soto (Rodrigo Ponce de León); Alicia Borrachero (Aïcha al-Horra); Javier Mora (El Zagal); Nuria Gallardo (Beatriz de Braganza); Roberto Enríquez (Muley Hacén), Nani Jiménez (Isabel de Solís), Irene Escolar (Joana, a Louca); Raúl Merida (Felipe, o Belo); Eusébio Poncela (Francisco Jiménez de Cisneros), entre outros.

A grande repercussão nas mídias espanhola levou o canal TVE a produzir uma spinoff, "Carlos - Rey Emperador", narrando a história de Carlos I, filho de Joana, e neto de Isabel. Temos também um filme intitulado "La Corona Partida", no qual apresenta as situações vivenciadas após a morte de Isabel, tendo boa parte do elenco da série revivendo seus personagens. 



Via @Globosat





Nenhum comentário:

Postar um comentário