terça-feira, 16 de agosto de 2016

As aventuras de Madonna no cinema

Celebrando seus 58 anos, realizamos uma viagem nesse universo



Em todos os caminhos percorrido por Madge, a sétima arte não renderam tantos louros para a artista, nem sua passagem como escritora infantil causou constantes críticas como suas participações no cinema.
Mas, vale um adendo, quando Madonna faz parte das trilhas sonoras, rendem sempre bons momentos e comentários favoráveis.
Seguindo esse caminho, vamos fazer uma viagem pelas canções que fizeram parte de filmes (mesmo indiretamente) para comemorar mais uma primavera da nossa diva.


“Em Busca da Vitória”
Ainda em 1985, Madge surge entoando os versos de “Crazy For You” em um bar, tornando #1 na Billboard Hot 100 com essa balada.



“Procura-se Susan Desesperadamente”
Porém, o longa citado no subtítulo, elevou o sucesso de crítica e público no cinema; crescendo a sua popularidade em “Into the Groove”. A faixa como todos sabem, foi solicitada pela diretora do filme, Susan Seidelman, sendo o áudio utilizado para sonorizar o longa é da fita demo, o mesmo ouvido pela própria diretora, pois Madonna não teve tempo de retrabalhar a faixa.



 “Caminhos Violentos”
Ah, esse é um dos momentos mais lânguidos-românticos da nossa Rainha, aquela dosagem de pop-açúcar-em-pó é essencial para compor a música “Live To Tell”. A faixa é carregada de simbologia, Madonna estava casada com o ator Sean Penn, no qual estrela o filme dirigido por James Foley. A canção ganhou o mundo, entrando para o topo da #Hot100 da Billboard. Além de ser marcante pela alteração de imagem e postura da estrela Madonna, saindo do universo teen e desejando conquistar a faixa adulta. Reza a lenda que que é possível ouvir as páginas com a letra da canção, sendo viradas pela cantora quando ouvida com atenção a música.



“Quem é Essa Garota?”
Aqui temos a segunda parceria com James Foley, que também será responsável pelos clipes Papa Don’t Preach” e “TrueBlue”, acentuando a presença de cineastas conduzindo os clipes da Rainha Do Pop. A música “Who's That Girl” não teve êxito em crítica, mas comercialmente é o exemplo satisfatório de unir três linguagens: cinema+música+tour.




“Doce Inocência”     
Com “I Surrender, Dear”, Madge revive o clima noturno dos anos 20 nessa regravação composta por Harry Barris com letra de Gordon Clifford.




                                                              “Dick Tracy”
Mesmo que Madonna não credita a trilha sonora “I’m Breathless” como álbum pertencente da sua vasta discografia oficial, temos o mergulho artístico da artista nessa viagem de construir a personagem femme fatale e traçar o paralelo com a identidade do filme. Com “Sooner or Later” (citando apenas a faixa que levou o Oscar ---- apesar do disco conter diversas interpretações memoráveis da cantora) Madonna imprime sua sexualidade com indiscutível vestido justo e todo o frenesi que nos faz apaixonar.



Truth or Dare”
O fatídico documentário que relata passagens de “Blond Ambition Tour” assumindo seu papel de "deusa do sexo", mulher provocante e chocante, tem como divulgação desse projeto, a MTV US lançou em versão ao vivo as músicas: "Like a Virgin", "Holiday", "Oh Father", "Express Yourself", "Hanky Panky" e "Keep It Together"; mas iremos destacar a faixa “Oh Father” pela direção primorosa de David Fincher no clipe original, no qual retrata um momento "autobiográfico" da estrela em cenas ambientadas em preto e branco.



“Uma Equipe Muito Especial”
A música “This Used To Be My Playground” é o décimo single da Madge atingir o topo. Presente na trilha sonora do filme dirigido por Penny Marshall, estrelado por Geena Davis, Lori Petty, Tom Hanks, Rosie O'Donnell e Madonna (rendendo boas críticas pela sua atuação).




“Cães de Aluguel”
O diretor Quentin Tarantino nos brinda com uma introdução de “Like a Virgin”, no melhor estilo degustação / cortesia desse hino em seu primeiro filme, incorporando elementos que viriam a se tornar marcas registradas do diretor, como crimes violentos, referências à cultura pop, narrativa não-linear e trilha sonora eclética (tanto que vamos usar a cena que aparece a faixa da Rainha é citada no filme). 


“Evita”
Temos aqui a dedicação máxima para conquistar um papel pela Madonna. A cantora chegou a escrever uma carta para Alan Parker (diretor do longa), relatando o porquê deveria viver o papel título do filme. Por ser um musical, sua trilha sonora está recheada de músicas interpretadas pela Rainha, mas vamos destacar dois momentos incríveis, os singles “Don't Cry for Me Argentina” e “You Must Love Me” (esse rendeu um Oscar por Melhor Canção Original e um Globo de Ouro).




“Austin Powers: O Espião Irresistível”
A sequência para o agente mais divertido do mundo, Austin Power, teve a contagiante “Beautiful Stranger”, parceria entre Madonna e William Orbit, chegando ao número 19 das paradas americanas, rendendo à cantora outro Grammy Awards.



“Sobrou Pra Você”
Embora não ter sido lançado nos EUA, a regravação “American Pie” (clássica música de Don McLean), alçou a posição 29 nas rádios americanas. Ah, não podemos esquecer, “Time Stood Still”, também presente na trilha sonora do filme.




“007 - Um Novo Dia para Morrer”
A vigésima aventura do agente secreto mais sexy britânico tem a música "Die Another Day" como canção-tema do filme. No longa, Madge faz uma pequena participação como instrutora de esgrima Verity (no qual nem é creditada). Diz a lenda que nossa Rainha almejava ser uma bond girl, mas executivos da MGM acreditavam que a artista estava ‘velha’ para o papel (a questão da idade já pesando na vida de nossa diva).




“O Diabo Veste Prada”
Recheado de referências fashionistas, a música “Vogue” surge na trilha sonora do filme e faz companhia da ótima faixa “Jump”, presente no seu álbum “Confessions On A Dancefloor”



“W.E.: O Romance do Século”

O turbulento romance entre o Príncipe de Gales, futuro Rei Eduardo VII e a americana Wallis Simpson, divorciada duas vezes; é o enredo para assumir a direção do longa pela Madonna. Neste filme, a música “Masterpiece”, concede mais um Globo de Ouro para artista. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário