domingo, 25 de setembro de 2016

‘Nevermind’ 25 anos de lançamento

Álbum barrou a hegemonia do Rei do Pop



O disco que ‘mudou a vida’ do produtor Butch Vig, quebrou a liderança de Michael Jackson com o álbum “Dangerous” no início dos anos 90.
A estreia aconteceu no dia 24 de setembro de 1991, Dave Grohl revelou, em diversas entrevistas, que o processo criativo conduzido por Cobain era "a música vem primeiro, a letra depois".
Nevermind’ estreou com 50 mil cópias, atingir 100 mil seria um marco para a banda com seu segundo disco de estúdio. Porém, chegou a 300 mil por semana nas vendagens, consolidando 30 milhões de cópias pelo globo terrestre nas últimas duas décadas.

Lirismo
Kurt Coiban buscou fora dos limites da cena grunge de Seattle para compor o processo criativo desde álbum, seguindo a influência da banda Pixies e a dinâmica calma / barulhenta nas canções.

Singles
Além da superpoderosa canção "Smells Like Teen Spirit", o álbum gerou mais três singles potenciais, são eles:

- "Come As You Are":  é descrita como uma letra contraditória e a canção é sobre "pessoas e da maneira como se espera que elas ajam".

Bebê ícone da capa original, recria a mesma cena 25 anos depois

- "Lithium": terceiro single apresenta estilo musical que o Nirvana desenvolveu enquanto trabalhava no ‘Nevermind’, alternando entre sessões calmas e barulhentas.

- "In Bloom": a letra de Cobain para a canção se dirige a pessoas fora da cena alternativa que começaram a aparecer nas apresentações do Nirvana após o lançamento do álbum de estreia da banda, o Bleach.

Influências
O disco serviu para abrir a porta da cena de bandas de Seattle ao som do grunge, surgindo bons álbuns na década de 90, como “
Ten” e “Vs.” do Pearl Jam, “Dirt” e “Facelift” do Alice In Chains, “Superunknown” e “Badmotorfinger” do Soundgarden, além dos discos do próprio Nirvana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário