sábado, 8 de outubro de 2016

Sandy & Junior Álbum: 15 anos

Disco dá o pontapé inicial da desejada carreira internacional



A princípio nomeado como “11”, o décimo primeiro álbum da dupla mais amada do Brasil, seguiu como “Sandy & Junior”, por conta dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA, e a dupla não desejar a associação da imagem deles com o fato histórico.
O disco marca os tons de buscar um segmento mais global da música, mirando a carreira internacional e um público teen mais plural.
A dupla contou com colaboradores importantes da indústria mundial, como a compositora Diana Warren e produção de Moogie Canazio, além de músicos internacionais que já acompanharam nomes como Christina Aguilera, Sting, Bryan Adams e Céline Dion.

Amadurecimento Musical
Visando atender um amadurecimento profissional, a dupla buscou referências da música pop internacional para produzir o novo disco, no qual marcava uma passagem fundamental e sinalizava o que poderíamos ouvir no eventual disco dedicado ao mercado mundial.
Durante a concepção do disco, em algumas entrevistas, Sandy & Junior reforçavam que o disco seguiria a tendência do mercado e os gostos próprios, além de incluírem duas faixas em parceria nas composições presentes no álbum.

Recepção
A critica especializada certificou-se como “o disco mais diferente de todos proposto pela dupla até então”, destacando o amadurecimento profissional como perceptível, no qual o projeto musical aliado por eles seguia tons mais dance, popmusic, letras românticas (na medida) e o engrandecimento das guitarras em solo.

Curiosidades
- Com tiragem inicial de um milhão de cópias, esgotadas em apenas três dias;
- Recebeu a certificação “Disco de Diamante” e três vezes disco de platina;
- Diane Warren cedeu duas melodias inéditas para a dupla, Sandy compôs as letras para "A Estrela Que Mais Brilhar" (versão de "Wishing on The Same Star") e "Me Leve Com Você" (criada a partir de "Take Me With You (If You Leave)", sendo aprovadas por Warren;
- A regravação de “Endless Love” era um desejo antigo da dupla, sacramentado neste disco e incluso a versão para “Chuva de Prata”, imortalizada na voz de Gal Costa. Pode-se afirmar que ambas as faixas dão o momento de mais sofisticado mais.

Singles
- “O Amor Faz”: foi à única música de trabalho do álbum a ganhar um clipe oficial. A letra pregava a força do amor. Seu clipe foi todo baseado na fotografia composta no encarte do disco, além de ter mais três versões de vídeos gerados no seriado homônimo da dupla;
- “A Gente Dá Certo”: apesar de não ter sido lançado oficialmente, a canção fala sobre quando um romance também dá margem a segundas intenções. Sem clipe oficial, a dupla apresentou 5 versões durante o seriado homônimo;

- “Quando Você Passa (turu turu)”: lançado em janeiro de 2002, é releitura da canção italiana “Turu Turu”, uma típica balada romântica sobre estar apaixonada a ponto de sentir-se diferente e fazer loucuras pela pessoa amada. Como a anterior, não teve clipe oficial, apenas os apresentados no programa homônimo da dupla. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário